Na última semana antes da entrada em vigor das restrições impostas pela legislação eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma agenda dividida entre compromissos internacionais e viagens pelo Nordeste.
Na terça-feira (30), o presidente participa da 64ª Cúpula do Mercosul, em Assunção, no Paraguai. Durante o encontro, Lula deve anunciar um aumento da contribuição brasileira ao Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), principal mecanismo financeiro do bloco voltado à redução das assimetrias entre os países-membros.
De volta ao Brasil, o petista segue para a Bahia, onde cumpre agendas ligadas às comemorações do 2 de Julho, data que marca a Independência do estado. Em Alagoinhas, Lula deve visitar o Hospital Regional e participar da entrega de veículos do Ministério da Saúde. Em Salvador, a previsão é de que participe da cerimônia de reabertura da sala principal do Teatro Castro Alves.
A Bahia é um dos maiores colégios eleitorais do país e um reduto político estratégico para o presidente Lula, sendo um dos estados mais visitados pelo petista em 2026. A visita da próxima semana, porém, ocorre em meio ao desgaste político causado pela saída de Jaques Wagner da liderança do governo no Senado após o senador ser alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada ao caso Master.
Restrições eleitorais
A agenda ocorre na reta final antes do início das restrições previstas pela legislação eleitoral. A partir de 4 de julho, três meses antes do primeiro turno, passam a valer regras que limitam, entre outras medidas, a publicidade institucional, inaugurações com promoção pessoal e anúncios de ações governamentais que possam influenciar o eleitorado.
Nos últimos 15 dias, Lula intensificou as agendas públicas e concentrou anúncios nos quatro maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Em Minas, fez anúncios na área da saúde e entregou um hospital universitário. No Rio de Janeiro, participou da premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), anunciou investimentos para periferias, inaugurou a primeira etapa da nova Serra das Araras e lançou a nova fase do Programa Nacional Celular Seguro, além de entregar um equipamento de radioterapia no Hospital Santa Marcelina.
