IníciopolíticaTeresa Leitão se reúne com Lula na segunda para definir prioridades do...

Teresa Leitão se reúne com Lula na segunda para definir prioridades do governo no Senado

Entre os temas considerados prioritários pelo governo estão a proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6 por 1 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública/Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Entre os temas considerados prioritários pelo governo estão a proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6 por 1 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Recém-anunciada como nova líder do governo no Senado, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) terá, na próxima segunda-feira (29), a primeira reunião oficial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após assumir a função. O encontro marcará o início da estratégia de articulação política da parlamentar à frente da liderança governista e deve servir para alinhar as principais pautas que o Palácio do Planalto pretende destravar na Casa.

Entre os temas considerados prioritários pelo governo estão a proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6 por 1 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, apontadas pelo próprio presidente ao anunciar Teresa para o cargo. Também devem entrar na pauta outros projetos estratégicos para a reta final do mandato presidencial.

Segundo interlocutores do Planalto, a reunião antecederá o início das conversas de Teresa Leitão com a presidência do Senado para negociar o andamento das matérias de interesse do Executivo. A avaliação é que o alinhamento direto com Lula será fundamental para definir a condução das articulações políticas nas próximas semanas.

Teresa Leitão foi escolhida por Lula para substituir o senador Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a liderança do governo no Senado nesta semana. Ao anunciar a decisão, o presidente afirmou que a pernambucana terá a missão de “articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira”, citando expressamente a PEC da Segurança Pública e o fim da escala 6 por 1.

Nas redes sociais, logo após o anúncio, Teresa agradeceu a confiança do presidente e afirmou que recebeu o convite “com senso de responsabilidade”. A senadora também ressaltou que exercerá a função orientada pelos princípios que marcaram sua trajetória política e reforçou o compromisso com o diálogo e a defesa das pautas do governo.

Primeira mulher pernambucana eleita para o Senado, Teresa assumirá uma das funções mais estratégicas da articulação política do Executivo no Congresso. Cabe ao líder do governo negociar a tramitação de projetos, construir acordos entre as bancadas e atuar como principal interlocutor do Palácio do Planalto junto aos senadores.

A expectativa é que, após a conversa com Lula, a parlamentar inicie uma agenda de reuniões com lideranças partidárias e com o presidente do Senado, buscando construir as condições políticas para o avanço das matérias consideradas prioritárias pelo governo.

Veja a matéria completa Aqui!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

mais vistas