Conheça os símbolos da Copa do Mundo de 2026
Bola, música, cartaz e mascotes contam a história do Mundial na América do Norte. Crédito: Fotografia e som: Léo Souza | Edição: Júlia Pereira
MORRISTOWN – Pelé e a seleção brasileira campeã do mundo em 1970 receberão homenagem na abertura da Copa do Mundo de 2026, nesta quinta-feira, 11, no estádio Azteca, na Cidade do México. México e África do Sul abrem a competição às 16h (de Brasília).
Leia também
O tricampeonato mundial do Brasil foi conquistado no México, no Azteca, que será o primeiro estádio da história a receber jogos de três Copas do Mundo. O país também sediou a edição de 1986, vencida pela Argentina, e neste ano divide a organização do torneio com Estados Unidos e Canadá.

Estádio Azteca está preparado para receber sua terceira Copa do Mundo. Foto: Fernando Llano/AP
Será a primeira Copa do Mundo após a morte de Pelé. Ele morreu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, 11 dias depois da final do Mundial do Catar, quando a Argentina venceu a França e conquistou o tricampeonato.
O representante da seleção de 1970 presente no Azteca será Roberto Rivellino, titular daquela equipe que tinha estrelas como Tostão, Gerson e Jairzinho, além de Pelé. O ex-jogador de Corinthians e Fluminense voltará ao estádio pela primeira vez desde 21 de junho de 1970, quando o Brasil venceu a Itália por 4 a 1.
Um jogador daquela seleção italiana vice-campeã também foi convidado e estará presente: Gianni Rivera, ex-Milan. Ele foi eleito o melhor jogador da Europa em 1969 ao conquistar a Bola de Ouro, prêmio oferecido pela revista France Football.
Haverá também homenagem a Diego Maradona, principal nome da Copa do Mundo de 1986 e líder da Argentina na conquista de seu segundo título mundial, em uma final disputada também no Azteca. Maradona morreu em novembro de 2020.
A Fifa fará três cerimônias de abertura da Copa, uma em cada país-sede. A primeira será no Azteca e terá shows da cantora colombiana Shakira, que apresentará “Dai Dai”, música oficial do torneio. A apresentação contará também com a participação do cantor nigeriano Burna Boy.
No México, também acontecerão shows de Alejandro Fernández, Belinda, Danny Ocean, J Balvin, Lila Downs, Los Ángeles Azules, Maná e Tyla. A brasileira Anitta estará presente na festa que será realizada em Los Angeles, na abertura em solo norte-americano, no dia 12 de junho, antes de Estados Unidos x Paraguai, às 22h (de Brasília).
As três cerimônias estão sendo produzidas pelo italiano Marco Balich, responsável pela festa de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, realizados no início deste ano. Cada evento terá duração aproximada de 90 minutos.
Procurada, a Fifa não comentou sobre os detalhes de suas cerimônias.
